O que um promotor de vendas espera de um gestor
Estive pensando que não é de hoje que as pessoas têm diferenciado cada vez mais um chefe de um líder. A imagem do primeiro está sempre relacionada a pessoas que mandam e tudo que importa é o resultado.
Ele vive de números e não está interessado nas pessoas. Elas são pagas para executar, portanto, devem executar. Já o segundo, é alguém para sentir vontade de aprender e seguir. Alguém que seja exemplo e nos ajude a crescer, sendo cada vez melhores. Um verdadeira líder inspira e as pessoas fazem as coisas que precisam ser feitas não porque foi uma ordem, mas porque entendem que é importante e porque querem fazer.
Indiscutivelmente, ter um líder na equipe é bem melhor. Porém, também exige muito mais do profissional. Mas estas pessoas que estão nesta posição ou que buscam ocupá-la devem saber disso. Não é nada fácil, porém, é muito gratificante.
Conversando com muitos promotores nas minhas andanças, pude perceber que basicamente a grande maioria espera atitudes simples de seus líderes. Esperam que eles exerçam ou continuem a exercer atitudes positivas e que sejam exemplo naquilo que fazem. Alguém com o desprendimento de repassar seu conhecimento adiante e ajudar cada membro da equipe a ser melhor do que ele.
Se você começou a ler este artigo e já está por aí viajando em seus pensamentos, conectando tudo que estamos falando à sua realidade ou algo que já tenha vivido, tente identificar se os pontos que trago abaixo, faz sentido para você.
Sobre Verdades e Caráter
É difícil lembrar de um gestor que tenha passado pela nossa vida em algum momento de nossa carreira profissional e não pensar exatamente no maior aborrecimento já vivido a partir do convívio profissional. Infelizmente é assim que funciona nosso automático, mas precisamos mudar nossa forma de pensar e agir, afinal por muitas vezes também encontramos pessoas honrosas, as quais trataremos eternamente com respeito e gratidão.
Basicamente o que um promotor deseja se resume em verdades. Em ser realista diante dos fatos e ser ajudado nas tarefas mais difíceis. Não adianta jogar a bronca para o promotor e se isentar do resto. Não esqueça que uma equipe de verdade ganha junto, mas também perde junto.
Um gestor que é líder de verdade não brilha apenas nos resultados positivos de sua equipe, ele avança um passo em defesa dos seus liderados quando é preciso e não os deixa sozinhos independente da situação.
Profissionalismo acima de tudo
Não raramente encontramos um ou outro promotor que deseja se tornar amigo mais próximo do seu gestor tentando facilitar alguma situação ou até mesmo ser beneficiado pela aproximação, mas saiba que o gestor é cobrado pela sua conduta dentro e fora do PDV. Amigos todos podemos ser, mas não devemos misturar as coisas. Entenda que para que haja profissionalismo é preciso que cada um faça a sua parte de acordo com o que foi designado. Seja profissional à altura do seu gestor e não espere dele algo que não poderá receber. Seja com o outro, aquilo que você espera que ele seja com você.
Falando em profissionalismo, promotores esperam uma postura profissional adequada de seu gestor onde possam se espelhar e progredir na busca pelo tão almejado sucesso. Esperam que esta figura que os representa perante uma gerência/diretoria e muitos clientes, seja uma pessoa coerente e disciplinada, domine a execução na prática e saiba ensinar. Sim, isso mesmo. Saber ensinar é fundamental. Muitas pessoas retém conhecimento por não saber ensinar. Por não saber repassar adiante tudo o que lhe foi confiado como informação estratégica. Normalmente isso não é má vontade, e sim, falta desta habilidade no perfil profissional. Algo que pode ser adquirido.
Assuma riscos e mantenha a palavra
Mais difícil que ver um gestor beneficiando seu colega de trabalho, é perceber que ele voltou atrás com algo que tenha orientado ou prometido.
Na vida pessoal comumente passamos por este tipo de situação, mas é algo que contornamos. Seja com um amigo, parente, vizinho, a moça da padaria, o José do gás...inúmeras são as situações delicadas que precisamos administrar. Mas isso, é na vida pessoal. Aborrecimentos como este devem ser evitados no âmbito profissional para que não se perca a confiança e ninguém saia prejudicado.
Quando um gestor afirma algo, este deve levar adiante até que a situação termine. Se terminar bem, todos saem satisfeitos. Se terminar mal, o gestor precisa assumir os erros e as consequências, mas jamais deve voltar atrás com sua palavra, ou perderá créditos da equipe, dos clientes ou mesmo da empresa.
Prometeu que vai visitar um cliente? Cumpra. Ficou de entregar materiais de PDV ao promotor? Vá ao encontro dele. Os materiais atrasaram? Vá atrás da solução. Não fechou o objetivo do mês de sua equipe? Saiba como justificar sem colocar a “culpa” em ninguém.
Situações como esta são tão rotineiras que muitas vezes não paramos para pensar que você pode ter um profissional exemplar como gestor e não se deu conta disso, ou, está tão acostumado com esta falta de discernimento e de alguém que conduza a equipe verdadeiramente, que já se tornou um hábito enfrentar tais adversidades. Ou seja, é algo normal para você.
Mas não se cale. Assim como queremos que você promotor seja reconhecido, seu supervisor/gestor também deverá ser. Afinal, a equipe é uma só e a maioria dos supervisores já foram promotores um dia. Eles entenderão perfeitamente as suas angústias.
É preciso entender de uma vez que coerência e atitude devem estar impregnados em cada um de nós todos os dias. Está feliz e satisfeito? Dê esse feedback ao seu gestor. Algo lhe incomoda na postura dele? Trate diretamente com ele. Não saia por aí falando mal ou denegrindo a imagem de alguém que pode estar precisando de ajuda, tanto quanto você.
Cobrar o profissionalismo é um direito seu, mas analise se você também está entregando todos estes requisitos profissionais enquanto colaborador e parte de uma equipe. Não estou aqui para apontar dedos. Estou aqui para conduzí-los pelo melhor caminho nesta trajetória. De preferência o caminho que ninguém esteve ainda. Um caminho de descobertas e conquistas. Vamos juntos.
Entre na comunidade