De coadjuvante a protagonista: fazendo as vendas acontecerem no pdv
Será que todos sabem o quanto o trabalho do promotor de vendas é importante? Esse é um trabalho que pode trazer grandes vendas e boas relações com os PDVs para a marca. No entanto, muitas vezes, o promotor acaba ficando como coadjuvante da história. Confira essas dicas para se tornar um promotor de vendas protagonista:
Conheça a sua importância no PDV
O promotor de vendas que descuida do seu produto na gôndola, deixando-a com rupturas, sujas ou desprezadas, perde espaço para o concorrente. Esse profissional é o responsável por um dos cargos de maior importância, uma vez que o sucesso das vendas dos produtos ao shopper depende diretamente do seu excelente desempenho.
É o promotor que tem um papel fundamental para a organização que presta serviço, afinal, ele será o protagonista por abastecer as gôndolas e zelar pela boa imagem dos produtos. Será o elo no pós-venda ao cliente, dará suporte ao departamento de vendas da sua empresa e levará as informações mais precisas para o departamento de vendas, pois ele está mais próximo do shopper dentro da loja.
Seja protagonista no supermercado
Para o supermercado, o promotor de vendas é o “cartão de visitas” da sua empresa. Isso ocorre, porque tudo que ele disser, fizer ou deixar de fazer, repercutirá na imagem da empresa que representa. Portanto, é extremamente importante ter uma ótima relação no supermercado.
Seja protagonista no shopper
Para o shopper, o promotor de vendas é o responsável por trás da gôndola. Ele é quem está sempre zelando pela limpeza, organização, abastecimento e promoção dos produtos nas ilhas, pontos extras, e nas gôndolas.
Seja protagonista na empresa que representa
É preciso mostrar a relevância do seu trabalho para a força de vendas da empresa que representa. O promotor de vendas é a “base de apoio” para a geração de resultados no cumprimento das metas e na realização dos objetivos propostos.
Seja protagonista para os demonstradores
Para os profissionais demonstradores, que fazem as abordagens, panfletagens, e degustações, além de distribuírem amostras grátis dentro da loja, o promotor de vendas é o elo de sustentação. Ele que faz com que ocorra a realização das vendas normais e nas “ações promocionais” executadas nas empresas que atende. Sempre, tendo a preocupação e o cuidado de monitorar o estoque para que não haja falta de produtos.
Seja um “Indiana Jones”
O promotor de vendas precisa usar toda sua criatividade para expor melhor seus produtos e conquistar novos espaços, neutralizando a concorrência. Então, para finalizar, minha dica é que o promotor seja proativo. Ele precisa perceber o que tem que ser feito, sem que alguém o peça para fazer. Para ser protagonista, ele tem que ser um “Indiana Jones” na caça por bons e vantajosos espaços nas gôndolas e pontos extras.
Entre na comunidade